quarta-feira, 8 de junho de 2016

Geekburger Podcast - Topping #006 - O livro era bem melhor


De Mágico de Oz a Jogos Vorazes, muitos dos grandes blockbusters do cinema são baseados em livros. Alguns a gente sabe, outros não fazemos ideia. Mas sempre tem aquele amigo que vem falar que leu o livro e que não achou legal o filme porque o livro era bem melhor e o filme não tá bem adaptado.

Nesse clima de literatura x sétima arte, me juntei a duas ávidas leitoras: Ana Karina do Blog da Literatura e Priscila Zigunovas, editora, jornalista e chefe lá de casa (hehe). Fizemos uma lista de filmes clássicos e contemporâneos da cultura pop baseados em literatura e o resultado foi um papo solto e divertido, comparando as diferenças entre a história no papel e no celuloide.

Eu acho que é quase impossível alguém não ter visto algum dos filmes comentados, mas em todo o caso, fiquem avisados de que há alguns SPOILERS tanto da versão do livro quanto do filme.

Agora fecha o livro, morde o burger e aperta PLAY!

Duração: 1h27


DOWNLOAD
(Clique com o botão direito e escolha "salvar destino como".)

Assine nosso FEED e nunca perca um Geekburger!

Curta nossa página no Facebook!

Gostou do programa? Críticas, elogios e hatemail >> geekburgershow@gmail.com

Siga a gente no TuneIn!


O burger deste episódio:




Ingredientes:

- 100g bacalhau dessalgado e desfiado
- 1 batata cozida e amassada
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 ovo
- Salsa, cominho, páprica, sal e pimenta do reino a gosto
- Óleo para fritar
- Queijo mussarela
- 1 folha de alface
- 4 tomates-cereja

Pão de hamburguer artesanal com manteiga e mel da Pri:

- 1 colher de sopa rasa de fermento biológico
- 50 ml de leite
- 1 colher de chá rasa de sal
- 50g de manteiga
- 1 gema
- Meia xícara de mel
- 300 g de farinha, aproximadamente

Preparo do burger:

Em uma tigela, misture o bacalhau, a batata, a farinha de trigo, o ovo e os temperos, molde no formato de um burger. Numa frigideira alta, coloque um pouco de óleo. Apenas o suficiente para cobrir a metade inferior do burger. Com o óleo bem quente, frite o burger até que doure de um lado, então vire e coloque uma fatia generosa de mussarela na parte de cima, já frita, e tampe a panela. Quando o queijo estiver bem derretido, retire do fogo e reserve.

Preparo do pão:

Misture o fermento com o leite morno e o mel e deixe crescer por alguns minutos. Acrescente a gema, o sal e a manteiga derretida. Acrescente a farinha peneirada até a massa desgrudar das mãos. Sove a mistura por, no mínimo, 15 minutos e deixe a massa crescer até dobrar de tamanho. Para moldar os pães, faça bolinhas de massa e achate-as. Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até dourar. Para saber se os pães estão assados, levante-os e dê uma batidinha na parte de baixo. O som deve ser oco.

Finalização:

Corte o pão e passe um pouco de manteiga ou margarina nos lados internos e toste na mesma grelha quente. Isso vai evitar que os sucos da carne amoleçam o pão. Coloque o alface sobre a metade inferior do pão e sobre ele o burger. Corte os tomates-cereja em rodelas pequenas e ponha sobre o burger. Se preferir, passe maionese, mostarda e ketchup na metade superior do pão e feche o sanduíche.

Agora é só dar play no podcast e comer um burger conosco!

3 comentários:

  1. OPA OPA OPA! Vcs esqueceram da versão do Mágico de Oz com o Michael Jackson! (The Wiz) Foi inclusive citado recentemente no Orange is the New Black :)

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o mochileiro das galáxias, não li o livro (ainda), e o filme só me deu uma puta vontade de ler :)
    Achei o filme sensacional (e os extras do DVD também hehe)

    ResponderExcluir